A apresentação e partilha de experiências de diversos países no domínio da proteção social foi o objectivo proposto pelo CPEC para o Fórum “Protecção Social para o crescimento inclusivo”.

O Fórum foi ainda oportunidade para fazer a identificação de possíveis opções para o reforço da gestão integrada do desenvolvimento nacional, alinhando as estratégias, as medidas económicas e sociais e os sistemas de proteção social que viabilizam um modelo de crescimento económico inclusivo, mais durável e sustentável ao longo prazo.

Durante os trabalhos, os participantes centraram-se sobre as temáticas “As dimensões conceituais e lógicas do crescimento inclusivo”, “Como se encaixa a proteção social no crescimento inclusivo” e “Estratégias e intervenções – seus efeitos, custos e potencial”.

Organizado pelo CPE, com o alto patrocínio do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Programa das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fórum contou com um grupo de oradores que incluíram responsáveis de organismos governamentais, organizações internacionais, técnicos e personalidades nacionais e internacionais.

Nele participaram representantes do corpo diplomático e do Sistema das Nações Unidas, deputados, representantes do Governo e de instituições públicas, das Câmaras Municipais e das organizações da sociedade civil.

Os trabalhos contaram também com a presença de representantes de países da África Ocidental e universidades.