cidade

O Conselho Coordenador do CPE validou, na Praia, o plano estratégico do Centro de Políticas Estratégicas para vigorar no período 2014-2018

Segundo o documento validado, este exercício foi uma oportunidade para fazer uma avaliação crítica do passado e do presente e formular a estratégia para o futuro e como implementá-la.

O documento procede a uma avaliação estratégica do CPE no quadro do contexto do país, bem como à análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de modo a se poder definir o quadro no qual a agenda será implementada.

Perspectiva o futuro do CPE, pondo tónica na missão, visão e estratégia, pelo que compreende as opções estratégicas e as questões transversais para o período 2014-2018, ao mesmo tempo que tem em conta os riscos e os factores atenuantes na sua implementação.

Trata-se de uma agenda ambiciosa que o CPE pretende realizar em prol da aceleração do processo de implementação da estratégia de transformação, sendo missão do CPE “perscrutar o futuro, a fim de, hoje, asseverar as melhores decisões, com amplos consensos sobre a transformação de Cabo Verde num país desenvolvido”.

A visão que o CPE propõe é “tornar-se uma instituição de referência reconhecida, para facilitar o apoio estratégico e consultivo eficaz aos decisores em Cabo Verde, com o objetivo último de melhorar a qualidade de vida para todos”.

O Centro prevê, ainda, uma estratégia de abordagem abrangente com investigação e análise, assessoria, advocacia e comunicação e capacitação, sendo temas transversais os que dizem respeito à gestão do conhecimento, comunicação, cooperação e parcerias.

Os temas estratégicos incluem o desenvolvimento dos clusters, a inteligência económica, a coordenação, o seguimento e avaliação e o desenvolvimento institucional e elucidam sobre as áreas onde o CPE irá intervir, com base numa abordagem global que indica as ações a ser realizadas em cada uma das áreas focais, enquanto os temas transversais enformam as intervenções que serão tidas em conta durante o planeamento de cada uma delas.