Atelier

A Lux-Dev (Agence Luxembourgeouse pour la Cooperation ou Développemont) em parceria com o Centro de Políticas Estratégicas realizou hoje, quarta-feira, 25 de Novembro, o Atelier “Paradigma do Financiamento Externo dos sectores de Educação, Formação Profissional e Emprego”. A iniciativa acontece no âmbito do Programa CVE/077 de Assistência Técnica para a Governação da Política Integrada de Educação-Formação-Emprego 2013-2015 (PAGPI-EFE) e da Unidade de Gestão da Política Integrada de Educação-Formação-Emprego (PIEFE) que apoiam as ações desenvolvidas pelos Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Ministério de Educação e Desporto e Ministério de Ensino Superior, Ciência e Inovação

A mudança de estatuto de Cabo Verde no contexto internacional trouxe inúmeros reptos para o Pais, em particular ao respeito do financiamento do desenvolvimento. Significou uma mudança no paradigma de intervenção da Cooperação Internacional, passando de uma intervenção baseada em projetos financiados diretamente para um modelo de apoio ao orçamento do estado.

A crise económica internacional provocou uma redução considerável dos recursos disponibilizados, colocando, a Cabo Verde enfrente do desafio de mobilizar recursos externos para o financiamento de programas e projetos estruturantes, especialmente para os sectores de Educação, Formação Profissional e Emprego.

Com o objetivo de consolidar os resultados atingidos desde a independência até agora, Cabo Verde deve assumir a tarefa de desenvolver novas abordagens para aceder a fontes de recursos alternativos no âmbito internacional.

Assim, pretende-se com o referido Atelier -num âmbito aberto e participativo- refletir junto dos atores sectoriais sobre o paradigma do financiamento e os novos desafios para os sectores de Educação, Formação Profissional e Emprego.

A Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, presidiu, o ato de abertura do evento que aconteceu hoje, pelas 09 horas, na Sala de conferências do Hotel Trópico, Cidade da Praia, e o encerramento ficou a cargo do Ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, António Correia e Silva.