costa

O Centro de Políticas Estratégicas em parceria com o Ministério das Finanças e do Planeamento e as Nações Unidas em Cabo Verde, organizam um seminário nacional entre 14 e 15 de Dezembro, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua integração nas politicas e planos estratégicos e sectoriais. O seminário terá lugar no salão de Banquetes da Assembleia Nacional e será constituído por uma série de apresentações, exercícios em grupo e debates.
A primeira parte do seminário terá como objetivo sensibilizar e familiarizar as partes interessadas sobre a agenda 2030, incluindo o processo que levou a isso, sua estrutura e seu conteúdo. Os participantes também vão discutir a relevância da agenda 2030 para Cabo Verde.
A segunda parte do seminário estará focalizado sobre o planeamento com as apresentações e exercícios em grupo, e os participantes e dirigentes, particularmente os responsáveis de planeamento e Diretores dos Ministérios sectoriais, irão se familiarizar com as ferramentas e abordagens para integrar os ODS nos documentos estratégicos do País e planos sectoriais. Grande ênfase será colocada na priorização das áreas de desenvolvimento sustentável, coerência de políticas, integração e parcerias.
A terceira parte do seminário focará sobre os aspetos do financiamento, em particular, vai-se analisar as diferentes opções que Cabo Verde poderia considerar para lidar com a problemática da gestão da dívida e sua resolução, o acesso ao financiamento concecional e questões relacionadas com o espaço fiscal.
Participarão no seminário técnicos e responsáveis de todas os departamentos governamentais, incluindo o Gabinete do Primeiro-Ministro, o Ministério das Finanças e Planeamento e os Ministérios Sectoriais, as ONGs e outras organizações da sociedade civil, membros do Parlamento, representantes do sector privado, entre outros.