Conferência de Alto Nível “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) e de Rendimento Médio”

     

    por_sol

    A conferência foi organizada pelo Governo de Cabo Verde , em colaboração com as Nações Unidas, e reuniu representantes de alto nível de Comores, Maurícias, São Tomé e Príncipe, Seychelles, bem como importantes individualidades das Nações Unidas, para discutir as melhores formas de trabalhar em conjunto para o alcance do desenvolvimento sustentável, na perspetiva da agenda Pós 2015.

    Com o aproximar do prazo de implementação dos ODMs 2015, Cabo Verde elaborou nos últimos dois anos uma série de consultas sobre os ODM e pós-2015 num esforço para avaliar o seu estado actual de desenvolvimento, ao mesmo tempo que se prepara para o horizonte 2015 e os objectivos do desenvolvimento sustentável. De facto, durante o processo de consultas sobre a agenda pós - 2015, as principais prioridades para o desenvolvimento apontadas nos inquéritos incluem melhores serviços de saúde, qualidade de educação, menos crime e violência e mais oportunidades de emprego, especialmente entre os jovens.

    Um dos resultados chave do Fórum Nacional, que teve lugar em Maio de 2014 e que procurou obter um consenso nacional sobre a perspectiva para Cabo Verde em 2030 foi uma necessidade urgente de priorizar a sustentabilidade dos objectivos do desenvolvimento do país.

    Nota Conceptual Conferência ODS

    Note Conceptuelle

    Conferência Alto Nivel ODS Programa Final

    Declaração Praia

     

     


    Conselho Coordenador Valida Plano Estratégico 2014-2018

    cidade

    O Conselho Coordenador do CPE validou, na Praia, o plano estratégico do Centro de Políticas Estratégicas para vigorar no período 2014-2018

    Segundo o documento validado, este exercício foi uma oportunidade para fazer uma avaliação crítica do passado e do presente e formular a estratégia para o futuro e como implementá-la.

    O documento procede a uma avaliação estratégica do CPE no quadro do contexto do país, bem como à análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de modo a se poder definir o quadro no qual a agenda será implementada.

    Perspectiva o futuro do CPE, pondo tónica na missão, visão e estratégia, pelo que compreende as opções estratégicas e as questões transversais para o período 2014-2018, ao mesmo tempo que tem em conta os riscos e os factores atenuantes na sua implementação.

    Trata-se de uma agenda ambiciosa que o CPE pretende realizar em prol da aceleração do processo de implementação da estratégia de transformação, sendo missão do CPE "perscrutar o futuro, a fim de, hoje, asseverar as melhores decisões, com amplos consensos sobre a transformação de Cabo Verde num país desenvolvido".

    A visão que o CPE propõe é "tornar-se uma instituição de referência reconhecida, para facilitar o apoio estratégico e consultivo eficaz aos decisores em Cabo Verde, com o objetivo último de melhorar a qualidade de vida para todos".

    O Centro prevê, ainda, uma estratégia de abordagem abrangente com investigação e análise, assessoria, advocacia e comunicação e capacitação, sendo temas transversais os que dizem respeito à gestão do conhecimento, comunicação, cooperação e parcerias.

    Os temas estratégicos incluem o desenvolvimento dos clusters, a inteligência económica, a coordenação, o seguimento e avaliação e o desenvolvimento institucional e elucidam sobre as áreas onde o CPE irá intervir, com base numa abordagem global que indica as ações a ser realizadas em cada uma das áreas focais, enquanto os temas transversais enformam as intervenções que serão tidas em conta durante o planeamento de cada uma delas.


    Sociedade e Transformação

    costa

    O Centro de Políticas Estratégicas (CPE) promoveu,  na Cidade de Praia, um diálogo estratégico sobre “Sociedade e Transformação” em Cabo Verde.

    Segundo o coordenador do CPE, Manuel Pinheiro, o debate sobre “Sociedade e Transformação” fez uma reflexão profunda sobre a sociedade e a transformação e sobre os desafios que implicam uma mudança de atitudes e comportamentos.
    Além disso, a iniciativa pretendeu ser uma “sessão interactiva” para a recolha de contribuições sobre o tema, que, à semelhança dos diversos diálogos estratégicos promovidos pelo CPE, vão servir para a “construção de consenso” e a elaboração de uma nota de política que irá mapear os caminhos a seguir no processo de transformação de Cabo Verde.
    Para o apresentador, Cabo Verde apresenta-se hoje, interna e externamente, como um país em transformação com uma forte e vibrante agenda de transformação, faltando-lhe entretanto incorporar mais a sociedade nesse processo, de uma forma consolidada e premente.
    A finalidade do Diálogo Estratégico, disse, é debater com outros quadros nacionais e recolher subsídios para a formulação de políticas públicas de incorporação social, tendo em conta que, neste momento, a sociedade tem muito mais quadros e muito mais capacidades do que a própria sociedade política.

    Descarregar o documento (.pdf)

    NOTA_DE_POLITICA_Sociedade_e_Transformacao